segunda-feira, 8 de julho de 2013

DICA DE LEITURA: “O ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT”

DICA DE LEITURA: “O ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT
Por Fernando Chagas da Costa (*)

Quando recomendo um livro nessa coluna, não sei ao certo a quantas pessoas vai interessar a dica aqui registrada. Certamente o que interessa a algumas, desinteressa a outras tantas. Assim é a natureza da complexidade humana. E por isso ela é bela, por não ter um padrão fixo nas características. É a velha frase: “O que seria do verde, se todos gostassem do amarelo?”

Faço essa breve premissa, para hoje, com a permissão dos leitores da coluna, registrar como dica um livro que tem muito com a área em que atuo em minhas aulas, que é a Matemática. O livro é “O Último Teorema de Fermat”, de Simon Singh. Mas se engana quem pensar que se trata de um livro didático. É sim um livro riquíssimo em conteúdo histórico, com a narrativa de muitas tentativas, para se chegar a um sucesso após mais de três séculos.

Todo aluno, mesmo que não tenha seguido alguma carreira ligada a ciências exatas, certamente já ouviu falar no famoso Teorema de Pitágoras. É aquele que diz que “em todo triângulo retângulo, a hipotenusa ao quadrado é igual à soma dos quadrados de seus catetos”. Em símbolos matemáticos, escreveríamos algo como:
" a²  = b² + c² ".

Pierre de Fermat, um jurista francês e amante da matemática  deu muitas contribuições a esta  ciência. Certa vez,  escreveu  em um pequeno espaço de um  livro que lia, que a fórmula acima não tem nenhuma solução se a trinca de  expoentes fossem números maiores que dois. E disse mais “Eu tenho uma demonstração maravilhosa para provar, mas esta margem é muito estreita para contê-la”.

Se Fermat realmente tinha a demonstração/prova nunca se descobriu, porém, isso aguçou a curiosidade dos maiores matemáticos, que se debruçaram sobre o problema, aparentemente simples, e que só foi solucionado após três séculos e meio.

O Último Teorema de Fermat, como ficou conhecido, tornou-se o santo graal da matemática. Em 1993, passados 356 anos desde o desafio de Fermat, Andrew Wiles, um matemático inglês, assombrou o mundo ao anunciar a demonstração. Entretanto, um erro o fez voltar às pesquisas por mais quatorze meses, até que em 1995 ele ganhou as páginas de jornais do mundo inteiro e 50 mil libras da Fundação Wolfskehl. 'O Último Teorema de Fermat', é a história da busca épica para resolver o maior problema de matemática de todos os tempos. Um drama humano de grandes sonhos, brilho intelectual e extraordinária determinação.

Boa Leitura!

 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário