terça-feira, 16 de julho de 2013

DICA DE LEITURA: “CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR”

DICA DE LEITURA: “CEM DIAS ENTRE CÉU E MARPor Fernando Chagas da Costa (*)



“Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só”.


A bela frase consta do livro “Cem dias entre céu e mar”, de autoria do empreendedor de expedições Amyr Klink. Nele, o autor narra a aventura de atravessar, sozinho, o Atlântico a remo, entre baleias, tempestades, sol forte ou noites geladas, com controle milimétrico de uma alimentação balanceada e tantas outras variáveis a serem administradas.

Para conseguir tal façanha, Amyr tem a seu favor, para passar os imensos dias solitários, uma forte determinação e a vontade permanente de superar quaisquer desafios.

Além de ler a obra, assisti, ao vivo, uma das tantas palestras que o autor faz em eventos por todo o país, sobre essa e outras aventuras. Ficamos perplexos como alguém se interioriza de tamanha coragem para enfrentar inúmeras adversidades, onde a chance de dar errado é tanta ou até maior que a de lograr sucesso. Mas, como ele mesmo já disse, “Pior que não terminar uma viagem é nunca partir”.

Cem dias entre céu e mar” é um relato fascinante, desde a preparação até o fim do percurso, com uma imensa riqueza do conteúdo entre esses dois pontos. O relato de Amyr Klink nos deixa lição para muitos projetos que traçamos para nossa vida, principalmente aqueles que são, a princípio, difíceis de ser encarados, mas que nunca saberemos nossa força de construí-los, se não abraçá-los. Certamente, poderemos, como também ele diz, “Descobrir como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer”.
Boa Aventura na Leitura!




 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário