sábado, 8 de junho de 2013

ZÉ GOTINHA AVISA! HOJE É O DIA! VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL!

Dia "D" - Vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado (8)


Mamães e papais, hoje dia 8 de junho você tem um compromisso importantíssimo! É dia de levar a criançada pra ver o Zé Gotinha e garantir a vacina contra a paralisia infantil. Se seu filho tem entre 6 meses e 5 anos, vá a um posto de vacinação e garanta a proteção da sua criança. 

Em Bom Conselho a vacina estará disponível nos seguintes Pontos:
Postos de Saúde, Hospital Monsenhor Alfredo Damaso e Posto Móvel na Praça Dom Pedro II, a partir das 08 horas da manhã.

Neste ano, o público alvo a ser vacinado na campanha é a partir dos 6 meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação. É importante reforçar que os pais não esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial (quadro abaixo).

Calendário básico de vacinaçãoEsquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

 

Vacina Oral - Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do pólio-vírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina é extremamente segura e não há contra-indicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário