quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROJETO PARA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS VOLTA PARA O SENADO

Mais um capítulo do sonho do distrito de Rainha Isabel virar cidade.

Vista aérea do distrito de Rainha Isabel

Texto foi alterado pelos deputados e será enviado para nova análise no Senado. Com exceção do Psol, todos os partidos apoiaram a proposta. Manifestantes lotaram as galerias do Plenário.

A população do distrito de Rainha Isabel, no município de Bom Conselho, estava ansiosa pela votação do Projeto de Lei Complementar 416/08. De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o texto regulamenta a criação, incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.

O Plenário aprovou, por 319 votos a 32 e 2 abstenções, o substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO), pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, ao Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que regulamenta a criação de municípios. A proposta estabelece critérios a observar, como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito de toda a população.


Em virtude do substitutivo aprovado, o texto terá que retornar para nova votação no Senado. O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), alertou que essa mudança afeta o acordo em torno do texto e como a matéria retorna ao Senado, disse “ só Deus sabe quando vai a voto”.

Já os defensores da emenda, explicaram que se a proibição não fosse retirada do texto, a criação de novos municípios poderia ficar “engessada”, já que seria um empecilho para a criação de municípios.
Ao fim da sessão da Câmara, que foi acompanhada por centenas de manifestantes defensores da aprovação do projeto, o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), autorizou que os manifestantes descessem das galerias para cumprimentar os deputados em plenário.

Veja abaixo como transcorreu a votação:

Créditos: Agência Câmara Noticias
                 Agência Brasil.

4 comentários:

  1. Essa Rainha Isabel é sofrida, machucada, isolada pá própria natureza. Mas, não há de ser nada. Vamos aguarda a hora da virada. Povo sofrido e obreiro, cada vez mais necessitado do seu grito de independência. Avante !

    ResponderExcluir
  2. Essa emancipação é sofrida mesmo Rubens, por duas vezes Rainha Isabel já teve a oportunidade de emancipar-se. Em um diálogo com moradores mais antigos de lá, a primeira vez foi na década de 64, período marcado pela Ditadura Militar em que a Assembleia foi dissolvida, e num segundo momento mais uma vez os anseios da população de Rainha Isabel foram frustrados com uma manobra política como todos sabem. Mais uma vez discutisse uma questão que para os habitantes desse querido lugar, que já considera a Rainha independente, é apenas uma questão de tempo, vontade politica e de manifestação pois não podemos cruzar os braços. Rogai Santa Isabel da Hungria por nós e por esta comunidade tão guerreira.

    ResponderExcluir
  3. Rainha Isabel preenche os requisitos necessários para sua emancipação. Logo não há necessidade de plebiscito. Que o Senado dê logo seu aval e a presidenta sancione a Lei. Em seguida, vamos fazer campanha para nosso grande RUBENS RIBEIRO ser o primeiro prefeito do Município de Rainha Isabel. Já tem um cabo eleitoral aqui RUBENS RIBEIRO.
    Fraternos abraços, Pedro Ramos

    ResponderExcluir
  4. O PONTO PRINCIPAL QUE IMPEDE A EMANCIPAÇÃO DE RAINHA ISABEL

    Desde os meus tempos de criança que já ouvia falar em emancipação política do distrito de Rainha Isabel, porem esse sonho nunca se tornou realidade. Quem sabe um dia? Fazendo uma observação dos dias atuais percebi que geograficamente em divisa territorial, o referido distrito ganhará uma área bem extensa e muito rica em produção agrícola e pecuária já que as mesmas possuem água em abundâncias e muitas terras férteis.
    Foi observado também, que, os ocupantes dessa área, têm mais de onze mil habitantes e não cinco mil como mostram os dados estatísticos do ultimo censo democrático. Não que eu queira discordar do IBGE, este está corretíssimo, a “confusão” disso tudo é que, a grande maioria das famílias que vivem nos quatro pontos que cercam a sede do distrito de Rainha Isabel, na hora de informar ao censo seu endereço municipal é claro e evidente que venha colocar o município de Bom Conselho; até porque Rainha Isabel não é município. Significa que todos os sítios próximos a Rainha Isabel pertence a Bom Conselho e não a Rainha Isabel.
    Portanto se fizéssemos uma divisão geográfica e informarmos os habitantes desta área como moradores de Rainha Isabel, com certeza daria mais de onze mil habitantes. Pois este é o problema que muitos não enxergam, ou se percebem fazem vista grossa.

    Muito bem pensado Sr. Pedro Ramos, Rubens Ribeiro tem história nesta terrinha querida e com certeza seria um excelente gestor municipal.


    ResponderExcluir