segunda-feira, 10 de junho de 2013

DICA DE LEITURA: : “TRILOGIA MILLENNIUM”

Coluna Semanal
Dica de Leitura: "Trilogia Millenium".
Por: Fernando Chagas da Costa(*)



A dica de leitura de hoje não é uma só. Vem em forma tripla. É a Trilogia Millennium, produzida pelo jornalista e escritor sueco Stieg Larson, que, infelizmente, não viveu suficiente (morreu pouco antes da publicação das obras)  para ver o sucesso extraordinário que seus três livros geraram.

O primeiro dos livros tem como título “Os homens que não amavam as mulheres”; o segundo, “A Menina que brincava com fogo” e o terceiro, “A Rainha do Castelo de ar”. Em 2010, a trilogia já havia vendido no Brasil mais de 200 mil exemplares, um fenômeno para o mercado editorial brasileiro.

São três leituras imperdíveis para quem gosta do gênero enigma, suspense, que prende o leitor até que o enredo se conclua.

O primeiro livro levei para um feriadão (sexta, sábado, domingo) que passei em uma pousada agradabilíssima no litoral norte de Alagoas, em São Miguel dos Milagres e li pelo menos metade das mais de 500 páginas em uma noite/madrugada.

O enigma tem como cenário uma ilha na Suécia. Em 1966, a jovem Harriet Vanger, neta e herdeira de um industrial, desaparece sem deixar vestígios. A cada ano, a partir disso, o avô, Henrik Vanger, recebe uma flor emoldurada, que é o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Mikael Blomkvist, um jornalista que passa por uma fase complicada em sua vida profissional, é chamado para investigar o caso e com a ajuda da problemática e excepcional  hacker Lisbeth Salander descobrem, a cada passo, os fios perigosos em que foram entrelaçados.

No segundo e terceiro livros, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander continuam como personagens principais de histórias cada vez  mais emocionantes.
Todos os três livros já foram transformados em filme de produção sueca, com um grau de fidelidade muito bom à obra escrita. Tem nos papéis principais Michael Nyqvist e Noomi Rapace. De produção americana, apenas o 1º livro foi filmado, com Daniel Craig e Rooney Mara, nos papéis centrais.

A ideia inicial de Stieg Larson era criar uma decalogia (já havia escrito sinopses para isso), com dez tramas. Infelizmente, a vida reservou um destino diferente para ele. Por ser um fumante crônico, workaholic (trabalhava 14 a 16 horas por dia e ainda escrevia as obras após o expediente), sedentário, com alimentação à base de fast-fods, não resistiu após uma subida de sete andares pela escada, quando tinha apenas 50 anos, sendo vítima de um ataque cardíaco.

Boas e Enigmáticas Leituras!


 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário