sábado, 29 de junho de 2013

DICA DE LEITURA: “OS ÚLTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA”

DICA DE LEITURA: “OS ÚLTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA

Por Fernando Chagas da Costa (*)



O jornalista e escritor mineiro Fernando Morais esteve presente na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada em 2011, para participar de duas palestras, as quais assisti,  onde  tomei conhecimento da obra aqui sugerida para leitura: Os últimos soldados da Guerra Fria.
O autor é conhecido nacional e internacionalmente através de várias outras obras, em especial aquelas voltadas a biografias. Escreveu uma fantástica biografia de Assis Chateaubriand (Chatô, o Rei do Brasil), um dos brasileiros mais poderosos do século XX, a de Olga Benario (transformado em filme, com Camila Morgado no papel-título) e a mais recente foi a de Paulo Coelho. Além desses, também é autor dos livros A Ilha, Cem quilos de ouro e Corações Sujos (outro que foi transformado em filme).
Meu interesse pelo livro “Os últimos soldados da Guerra Fria” nasceu na 1ª das palestras de Fernando Morais, quando narrou o trabalho de bastidores prévio ao nascimento da obra,  quando, deslocando-se em um taxi, ouviu no rádio a notícia sobre a prisão de um grupo de cubanos infiltrados nos Estados Unidos, em um trabalho de espionagem. Disse Fernando: “Quando você ouve que o cachorro balança o rabo, não dá tanta importância. Mas quando é o rabo que balança o cachorro, aí a coisa tem uma relevância gigantesca. E foi esse o ponto de partida para o interesse em registrar aquela história real”.
Permito-me, aqui, fazer uma breve sinopse do livro, usando a descrição de sua contracapa:
“Organizações criminosas internacionais, aventuras mirabolantes, disfarces perfeitos, conquistas amorosas, agentes secretos em ações temerárias: este livro traz todos os elementos de suspense de um romance de espionagem. Mas não contém uma só gota de ficção. É tudo verdade, nos mínimos e, eventualmente, aterradores detalhes.
A semelhança com James Bond, porém, não vai longe: aqui não há charme e riqueza, mas a vida dura e pobre de homens que se dedicam à sua missão ante todo tipo de adversidades. Uma história narrada com objetividade rigorosa, para ler de um fôlego.” 
Para quem quiser ouvir uma entrevista do autor dada à Rádio CBN, sobre o livro, pode acessar o endereço: http://liberdadecincocubanos.blogspot.com.br/2013/06/entrevista-com-fernando-morais.html
Boa Leitura!



(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário