sábado, 1 de junho de 2013

DICA DE LEITURA: "1808".

Coluna Semanal
Dica de Leitura: "1808".
Por Fernando Chagas da Costa (*)


“Imagine que, num dia qualquer, os brasileiros acordassem com a notícia de que o presidente da República havia fugido para a Austrália, sob a proteção de aviões da Força Aérea dos Estados Unidos. Com ele, teriam partido, sem aviso prévio, todos os ministros, os integrantes dos tribunais superiores de Justiça, os deputados e senadores e alguns dos maiores líderes empresariais. E mais: a esta altura, tropas da Argentina já estariam marchando sobre Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a caminho de Brasília...”
Assim começa a obra de Laurentino Gomes, um trabalho fruto de dez anos de investigação jornalística, que descreve uma aventura Portuguesa, iniciando com a fuga rumo ao Brasil, um evento sem precedentes à época.
Confesso que durante os anos de colégio nunca senti muito estímulo para estudar com afinco a disciplina História, Geral ou, principalmente, do Brasil. Por isso, encarei o livro de Laurentino mais pelo fato dele aparecer por muito tempo na lista dos dez mais vendidos do que por paixão pelo tema. E confesso que foi uma delícia lê-lo. Para quem já gosta de História, então, acredito que deve tê-lo devorado rapidamente.
A obra é dividida em 29 capítulos, desde a Fuga da comitiva de Portugal, seguido pelos mais interessantes fatos, a exemplo dos reis enlouquecidos, o império decadente, o arquivista real, personagens históricos como D.João e Carlota Joaquina, o Vietnã de Napoleão, o retorno, entre outros.
A pergunta que me fiz várias vezes, antes de adquirir o livro, talvez por ser um tema que acreditava ser mais difícil de chamar tanta atenção, foi qual seria o segredo para tanta demanda pela obra. A resposta encontrei tão logo comecei a leitura: a forma como Laurentino trabalhou o conteúdo, de forma que nos sentimos atraídos desde o início pela narrativa, sem o caráter de formalidade que os livros didáticos nos apresentam.
No Youtube há uma sequência de 4 vídeos, apresentados pelo próprio Laurentino Gomes, sobre o assunto tratado no livro, que podem ser assistidos para enriquecer a leitura. Seus endereços são:
Parte 1: Vídeo 1
Parte 2: Vídeo 2
Parte 3: Vídeo 3
Parte 4: Vídeo 4
Boa e Apaixonante Leitura!


 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Um comentário:

  1. Eu li esse livro e realmente é muito bom. Acho que todo professor de História devia pedir a seus alunos para lerem

    ResponderExcluir