domingo, 21 de abril de 2013

Seção: Dica de Leitura.


Seção: Dica de  Leitura. 

Por Fernando Chagas da Costa(*)



Fernando Chagas da Costa
O grande Monteiro Lobato, conhecido principalmente da criança que há dentro dos mais antigos, como eu, por seus inesquecíveis personagens infantis, como a boneca Emília, Narizinho,a Cuca, o Marquês de Rabicó, o Visconde de Sabugosa e tantos outros, no Sítio do Picapau Amarelo, sua obra mais divulgada, escreveu, certa vez  que “um país se faz com homens e livros”.
Certamente Monteiro Lobato não usou o termo “homens” de forma machista, nem tão pouco a alusão aos livros relegando ao aspecto secundário aqueles que não têm instrução formal por falta de oportunidades. A utilização foi de forma mais ampla, como tantas vezes o fazemos, para generalizar a espécie a que nos referimos. Sua intenção principal, creio eu, foi de que para existência de um país digno, é necessária a existência de pessoas respeitáveis e instruídas, principalmente através das experiências de outros, que as registraram em exemplares que possam ser estudados, repetidos e repassados.
A leitura, portanto, é um excelente aliado, para nos fazer crescer, profissional e humanamente, vivenciando outras opiniões, conhecendo culturas diferentes das nossas, sem, na maioria das vezes, sairmos de onde estamos.
Essa seção, que ora iniciamos, tem como propósito, uma vez por semana, dar uma dica de leitura, de obras que já tenhamos lido ou recebido indicação, de gêneros os mais variados, para que os que tiverem interesse possam, também, saborear desse grande prazer que a leitura nos proporciona.
Na próxima semana daremos a primeira sugestão. Como dica de espera, adiantamos que será um livro da escritora chilena Isabel Allende.
Fechamos nossa primeira seção com frase de nosso conterrâneo, o pernambucano, Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda

(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV.

Um comentário:

  1. Separei este tempinho para fazer um breve comentário sobre a SEÇÃO: DICA DE LEITURA.
    Cada um tem seu estilo de leitura, claro! Porém, receber dicas de um leitor atualizado como o Fernando é permitir que portas se abram para o mundo do prazer e da cultura. O primeiro livro que li há quase trinta anos foi indicado por ele - O Pequeno Príncipe. Minha lista ainda é pequena, mas amo todos que leio. Aproveitem!

    ResponderExcluir