quinta-feira, 4 de abril de 2013

SECA - Presidente da CDL, Katiuscia apresenta pauta de reivindicação a bancos federais e representantes do governo do estado.



Em reunião realizado hoje, 04.04.2013, na AABB-Bom Conselho, onde estiveram presente representantes a nível estadual do BNB e Banco do Brasil. deputados estaduais Marco Antonio Dourado e Sílvio Costa, secretário de agricultura de Pernambuco Ranílson Ramos e várias autoridades de outros órgãos estaduais, além do prefeito municipal, Danilo Godoy e vereadores municipais, representantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada, além de uma multidão que superlotou o salão da AABB.
A presidente da CDL, Katiuscia em sua fala prestou os esclarecimentos abaixo, os quais transcrevemos na íntegra:

"Estamos todos aqui reunidos por um ideal comum, o combate aos efeitos devastadores da seca que vem assolando toda à região, passando pelos produtores rurais, pelo comércio e toda população.
Acontece que existe uma analogia diferenciada para os comerciantes, em 19 de junho de 2010, tivemos uma tragédia que atingiu nossa cidade, o estouro do açude da Nação, na época foi liberada uma linha de crédito específica para o comércio. Passados dois anos, estamos atravessando com certeza a maior seca dos últimos 50 anos, nosso rebanho bovino, que era de 62.000 cabeças foi reduzido a 40.000, e morre animais todos os dias, a produção de leite foi reduzida em 70%. Em virtude desse quadro assustador as indústrias tais como a (BRF) vêm realizado demissões em massa, sendo seguidas pelo comércio local. Para se ter uma idéia até o momento o comércio já demitiu 200 funcionários, isso não porque queremos, mas porque as vendas caíram assustadoramente, realizamos liquidações e não obtivemos êxitos.
Algumas lojas que trabalham com empresas que enviam quantidades específicas de mercadorias, estão enviando, ficam encalhadas, sem ninguém ter dinheiro para comprar.
Diante do exposto, gostaria de deixar bem claro, que a crise que estamos atravessando, atingi todos os segmentos da sociedade.
Agora gostaria de perguntar aos senhores representantes do Banco do Brasil e BNB. Como temos condições de honrar nossos débitos junto as suas instituições? Não temos capacidade atual de pagamento. Sei que foi lançado no último dia 02 em Fortaleza pela presidente Dilma uma série de medidas visando amenizar os efeitos da seca para os produtores rurais, abatimento em dívidas rurais variando de 75 a 85 por cento, novas linhas de crédito para custeio, e o comércio como fica? Estamos no mesmo barco. Produtores rurais e comerciantes, exigimos tratamento igualitário. Do mesmo modo que vocês estão com inadimplência a nossa já ultrapassou a casa dos 50%.
As propostas continuam as mesmas, o que avançou mesmo foi a seca.
É preciso olhar com atenção não somente o produtor, mas toda cadeia produtiva e o comércio. É necessário olhar como iremos recompor essa economia devastada com a pior estiagem dos últimos 50 anos.
Cabe a vocês, ficarem atrás dos birôs emitindo cartas de cobrança e estrangulando seus clientes já devastados pela crise ou lutar junto conosco, em parceria, afim de acharmos uma saída emergencial para amenizar a atual crise".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário