sexta-feira, 12 de abril de 2013

POLÍCIA FEDERAL ABRE INVESTIGAÇÃO CONTRA LULA.

O ex-presidente, Luis Inácio Lula da Silva será investigado pela Polícia Federal.

WWW.OARGONAUTABC.BLOGSPOT.COM

Diante das denúncias feitas pela operador do mensalão, Marcos Valério, contra o ex-presidente Lula, por ter conhecimento e beneficiado-se do esquema, a Polícia Federal instaurou inquérito criminal para apurar as denúncias.

Quem fez a solicitação para abertura do inquérito foi a Procuradoria da República no dia de ontem (11.04). A Polícia Federal tem um prazo de 30 dias, podendo prorrogar por mais 30 para finalizar a investigação.

A investigação.

A investigação vai se aprofundar em um repasse de US$ 7 milhões (em torno de R$ 14 milhões no câmbio de hoje), da fornecedora Portugal Telecom em Macau (China) enviado para o PT, através de contas no exterior.
A Portugal Telecom não chegou a ser investigada no processo do mensalão, mas viagens e encontros entre alguns dos condenados na ação e executivos da empresa à época do esquema foram usados como prova para a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Após o depoimento de Valério, no dia 24 setembro, o jornal "O Estado de S. Paulo" publicou trechos das declarações. Informando que, segundo Valério, o repasse foi negociado numa reunião que fez com Lula, os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), e com o então presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta, no próprio Palácio do Planalto.

Declarações.

Após a divulgação do teor do depoimento, Lula classificou as declarações como mentirosas; Palocci disse, por meio de sua assessoria, que os fatos relatados por Valério "jamais existiram". Miguel Horta declarou, por meio de nota, que ele não teve “qualquer ligação” com o processo do mensalão.
No dia do depoimento, o STF já havia condenado Valério a mais de 40 anos de prisão, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas na ação do mensalão. Dirceu só seria condenado posteriormente, a 10 anos de prisão, por corrupção ativa e quadrilha. Lula sequer foi denunciado e sempre negou qualquer envolvimento.
No mesmo depoimento, Valério também disse que Lula deu aval a empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT, dinheiro que teria sido usado para comprar votos. Afirmou ainda que dinheiro do esquema pagou despesas pessoais do ex-presidente.
Na época do depoimento, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que Valério era um "jogador". Naquele mês, em troca do novo depoimento e de mais informações sobre o esquema de desvio de dinheiro público para o PT, Valério pretendia obter proteção e redução de sua pena. As declarações de Valério estão em 13 páginas.

Repercussão Internacional.

A notícia já teve repercussão internacionalmente, como já havíamos postado no dia 06.04.2013, na postagem “Investigação contra o ex-presidente Lula, repercute na imprensa internacional.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário