sexta-feira, 26 de abril de 2013

Chove forte em Bom Conselho no Dia da Sua Padroeira.

Chove forte em Bom Conselho no dia de comemoração da sua padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho.

Imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, no altar da capela
localizada no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.
Em 26 de Abril comemora-se o dia de Nossa Senhora do Bom Conselho. Sua história se apresenta desde tempos muito antigos na Albânia, onde já se atribuíam muitos milagres pela intercessão de Nossa Senhora do Bom Conselho. 

Imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho,
localizada no pátio do colégio.

Em uma capela da cidade de Shkodra havia um ícone da Virgem, que virou um local de peregrinação durante as guerras contra os Otamanos. E num desses dias de guerra, dois albaneses muito devotos – Solavis e Georgi – rezaram ao pé da imagem pedindo que escapassem com segurança. Neste momento a imagem foi rodeada por uma nuvem, retirada da parede e conduzida por anjos até Roma.


A imagem pousou na parede de numa igreja, construída pelo Papa Xisto III no século V, na cidade de Genazzano no dia 25 de abril, festa de São Marcos Evangelista, onde também realizava-se uma feira pública na cidade. No badalar dos sinos (que tocaram sozinhos) o público presenciou mais este milagre, causando grande conversão dos pagãos. Os dois albaneses Solavis e Georgi posteriormente visitaram Genazzano e confirmaram ser a mesma imagem que veneraram e viram ser retirada da parede. Tal imagem até hoje permanece encostada na parede sem ser fixada por pregos ou qualquer tipo de cola.

No Brasil a devoção adentrou pelas mãos dos jesuítas. Num certo dia, na Itália, um sacerdote dessa Ordem caminhava pela praia quando um jovem deparou com ele e ofereceu-lhe um quadro da Virgem do Bom Conselho, dizendo-lhe que embarcasse para o Brasil.
Embora sem dinheiro para a passagem, o sacerdote aceitou a incumbência e quando foi agradecer o jovem, ele havia sumido! (supõe-se que seja um anjo). Mesmo sem recursos, o padre subiu a um navio, cujo capitão aceitou que ele viajasse sem pagar a passagem – uma evidente confirmação.
Já aqui no Brasil ele fundou o famoso Colégio São Luís, em cujas dependências existe uma capela dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho, na qual está até hoje o quadro a óleo que lhe foi entregue pela misteriosa personagem.

Busto de Frei Caetano, localizado
no pátio do colégio.
Aqui em nossa cidade foi fundado o Colégio Nossa Senhora de Bom Conselho, por Frei Caetano de Messina, no Colégio existe uma capela dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho. Este ano é comemorado os 160 anos da sua fundação no dia 24.04.2013. O nome dado ao Colégio foi em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho, bem padroeira da cidade. O nome da cidade de Bom Conselho foi dado em virtude da construção do monumental Colégio. Esse foi o primeiro educandário de grande porte para a educação feminina do Nordeste. Sendo célebre a frase do seu fundador, Frei Caetano de Messina “Educando-se uma menina, educa-se uma mãe, educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade”.


Este ano, estamos sofrendo com a maior “Seca” dos últimos 50 anos, sendo que no dia da padroeira de nossa cidade, Nossa Senhora de Bom Conselho, já tivemos chuva forte em nossa cidade. Conversando com alguns produtores rurais, os mesmos, relataram que durante esta semana tivemos chuva forte na zona rural do município, alguns rios que estavam praticamente secos, já começaram a jorrar, trazendo junto com suas águas a esperança por dias melhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário