quarta-feira, 27 de março de 2013

SECA - Reunião realizada em 26.03.2013, encabeçada pelos produtores rurais de Bom Conselho, delibera pelo fechamento da PE-218.


Aconteceu no dia 27.03.03, no ginásio de esportes da AABB-Bom Conselho, uma reunião organizada pelos produtores de leite de Bom Conselho, para discutir meios de organização de um protesto em relação a grave crise enfrentada por toda a região devida a seca.

Estiveram participando do encontro diversos segmentos da sociedade civil, entre eles: produtores de leite, comércio, CDL, sindicatos rurais, Rotary Clube, Maçonaria, indústrias(BRF), laticínios(ALAMI, Bella, Irmãos Ferro), representante dos produtores de leite de  Alagoas(Daniel Godoy), produtores das cidades de Pedra, Brejão, Teresinha, Garanhuns e Saloá. Autoridades públicas: vereadores municipais de Bom Conselho, Washington Azevedo(representante da prefeitura de Saloá), Adagro, Ipa, entre outros.


A reunião foi conduzida pelo Sr. Abelardo Siqueira, que deixou bem claro, era uma reunião apartidária, destacou que a seca afeta todo o município e sua cadeia produtiva. Que vai desde o produtor rural, passando pelo comércio e atingindo toda a população. A pauta de debatida foi a burocracia para atendimento nas medidas anunciadas pelos governos estadual e federal, que vai desde ações para contratação de carros-pipa a compra de ração animal, estando incluído milho e bagaço de cana; endividamento junto a instituições financeiras, liberação de crédito emergencial, aumento do número de carros-pipa entre outros assuntos.

Neste momento de prolongamento da estiagem sem previsões de chuva para nossa região, que está enfrentando a pior seca dos últimos 50 anos. A união de todos é fundamental, para podermos definir ações conjuntas e organizadas afim de amenizar e garantir a sobrevivência de todo município.
Por fim, foi colocado em votação, uma grande manifestação a ser realizada na próxima terça-feira, onde será fechado a rodovia PE-218. Sendo aprovado por todos.
A manifestação é para forçar os poderes estaduais e federais a cumprirem com o que está sendo prometido na mídia.


2 comentários:

  1. Pelo que entendi nessa reunião, é que tantas autoridades juntas discuntindo exigências do governo com total razão, mas o que tem haver fechar a rodovia PE 218, acredito que deveriam discutir meios de amenizar o que vem por aí o ano que vem, que tudo indica que não terá chuvas na nossa terra. Até quando o governo vai ceder essa ajuda aos produtos rurais, temos é que se preparar para a seca do ano que vem. É o que acontece na nossa região, nenhum produtor se prepara para a seca, e sempre acontece quase todos os anos, tantos meios existem de amenizar a falta de água, um bom exemplo são barragem subterraneas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, você não deve ter participado das reuniões, existe uma pauta com vários pontos que estão sendo reivindicados, entre eles medidas a serem tomadas após a estiagem. Sabemos que para recuperação de um rebanho após uma seca dessa magnitude leva-se 10 anos. Como essa luta é de tidos os bonconselhenses, seria de suma importância sua participação, foram todos convidados através de uma postagem neste blog. envia suas idéias,nome, email e telefone, e fique sepre atento que estaremos fazendo novas convocações. Essa luta é de todos. Seja bem vindo.

      Excluir