sábado, 13 de abril de 2013

História de Bom Conselho.

História da nossa querida cidade 
"Bom Conselho" - Pernambuco.

www.oargonautabc.blogspot.com


Início:

As terras onde hoje está localizado o município de Bom Conselho foram inicialmente habitadas pelas tribos (Xucurus/Xucuru) e (Fulni-ô). 

Em 1630, no período das Invasões holandesas do Brasil, organizou-se na localidade uma comunidade de negros (quilombo) chamada de Quilombo de Pedro Papa-caça. O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura. Em 1645, a comunidade foi desmantelada por uma expedição militar holandesa chefiada por Blaer Reijmbac. 

Em 1712, a família Vilela, de Portugal, adquiriu essas terras e deu início à organização da fazenda Papa-caça. A população crescia a olhos vistos. Assim, em 1887, transformou-se em freguesia. 

Denominação.

A partir de 1860 passou a denominar-se Bom Conselho em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Esse foi o primeiro educandário de grande porte para a educação feminina no Nordeste. É célebre a frase do seu fundador, o capuchinho Frei Caetano de Messina: "Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade". 

Emancipação.

Em 3 de agosto de 1892, Bom Conselho tornou-se município autônomo, através da Lei provincial nº 52. Seu primeiro governo municipal foi empossado em 28 de dezembro do mesmo ano.

Fonte: Wikjipédia.

3 comentários:

  1. Quais os nomes de antigos músicos da cidade? engraçado o Senhor Pedro de Lara, sempre dizia ter orgulho dessa cidade, e nunca oi nenhuma citaçāo sobre ele!

    ResponderExcluir
  2. E o Senhor Pedro de Lara, sempre falava de Bom Conselho com orgulho de ser nascido ai! nunca li nada a respeito de alguma homenagem a ele!

    ResponderExcluir