quinta-feira, 14 de março de 2013

Frei Cetano de Messina, será o nome da rodovia PE-218.



Projeto de lei n° 1325/2013, apresentado em 04 de março de 2013, denomina “Rodovia Frei Caetano de Messina” a Pe 218 que liga a BR 424 ao estado de Alagoas, passando pelas cidades de Brejão, Terezinha e Bom Conselho. O pedido foi realizado pelo ex-vereador Carlos Alberto (PRTB) de Bom Conselho, junto ao Deputado Federal Eduardo Porto(PSDB).
Justificativa do projeto de Lei apresentado:

A Itália tem forma de uma bota de cano alto pendurado na França, Suíça e Áustria, balançando entre três marés: Adriático, Jônico e Terreno. Dentro dessas linhas que formam este desenho nasceram famosas cidades como Veneza, Verona, Nápoles, Pádua, Milão e a pequena Assis tornada grande por ser berço do 
Seráfico São Francisco, pai de milhares de filhos menores que se espalharam pelo mundo inteiro como sementes benfazejas da árvore franciscana. (Melo, 2003), Castanea é uma das cidades que está nos arredores de Messina foi lá que nasceu em Santi, que mas tarde ao tornar-se seguidor de Francisco recebe o nome de Caetano e Messina em homenagem a sua cidade.Caetano tornou-se um grande missionário na Itália, veio para o Brasil e missionou em vários estados, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, mas principalmente no Nordeste sua ação missionária era muito abrangente: construía cemitérios, reconstruía Igrejas, construía chafarizes para que o povo tivesse água potável ainda hoje, em Triunfo – PE, existe este marco deixado por ele. Construía hospitais, escolas, internatos para resguardar as meninas da prostituição por causa das guerras, e que para que elas fossem educadas, ele acreditava na educação como meio eficaz para transformar o mundo. Para tanto, ele fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho em PE, onde até hoje o colégio existe e através dele outros foram fundados em outros estados. Foi um missionário incansável e um grande proclamador e artífice da paz. Fez em suas andanças missionárias, muitos revoltosos voltarem a paz, reconciliou famílias, convidava o povo à partilha dos bens. Foi um grande pacificador nas guerras em Pernambuco e recebeu muitos títulos pelo bem que fez a Pátria. Podemos citar: O Anjo do Brasil ,Missionário Gigante, Missionário Incansável . Com estas e outras expressões o povo manifesta o carinho, que assumindo a realidade sofrida de sua gente, respondeu aos anseios mais profundos do coração humano, faminto de paz, de justiça e de amor. As pegadas na areia deixadas por Frei Caetano de Messina não se apagaram com as intempéries do tempo nem com as vicissitudes da vida. Por que, além do dom de anunciar o Evangelho a todos os povos ,conforme a mandato de Senhor, foi-lhe concedido o carisma de perpetuar suas intenções evangélicas até o presente e o futuro através da fundação de uma família religiosa a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. O Frei Caetano em suas missões conduziu o povo à compreensão da própria realidade, os revoltosos à reconciliação e, finalmente , depondo as armas ,todos de mãos dadas, construírem um majestoso Colégio ,berço e embrião da Congregação, nascida sob os auspícios da Virgem Mãe do Bom Conselho, num recanto aprazível do interior de Pernambuco – Papacaça ,hoje cidade do Bom Conselho.

É célebre a frase do capuchinho Frei Caetano de Messina: “Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade”.


Está de parabéns, “Carlos Alberto”, por essa iniciativa em deixar gravado para a eternidade o nome deste benfeitor e principal fundador do nosso município “Frei Caetano de Messina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário