sábado, 30 de março de 2013

Coreia do Norte declara Guerra - Risco eminente de uma guerra nuclear.


www.oargonautabc.blogspot.com
A Coreia do Norte afirmou neste sábado (30) que está em "estado de guerra" com a Coreia do Sul, informou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA. Segundo comunicado, quaisquer questões entre os dois países serão tratadas sobre esta base.
A retórica belicosa da Coréia do Norte contra a rival e vizinha Coréia do Sul e contra os EUA, aliados sul-coreanos, vinha aumentando ao longo das últimas semanas, após a ONU ter decidido, em 7 de março, impor novas sanções internacionais ao regime norte-coreano, em represália ao terceiro teste nuclear feito pelo país comunista, em fevereiro.
"A partir de agora, as relações Norte-Sul estão entrando no estado de guerra e todas as questões levantadas entre o Norte e o Sul vão ser tratadas sob o protocolo da guerra", diz comunicado norte-coreano deste sábado, assinado conjuntamente por todas as instituições e órgãos do fechado governo norte-coreano.
"A situação que prevalece há muito tempo, segundo a qual a Península Coreana não está nem em guerra, nem em paz, terminou", diz o comunicado.
O texto também adverte que qualquer provocação militar próximo às fronteiras terrestres ou marítimas das Coreias acarretaria "um conflito em grande escala e uma guerra nuclear".

Nenhum comentário:

Postar um comentário