segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO – Informação de Qualidade ao alcance de todos

Fernando Chagas da Costa(*)

Já se foi o tempo em que a informação era um bem de poucos. Hoje em dia, o grande trabalho é não se perder com tamanha quantidade de dados disponíveis através da internet.
A Enciclopédia Britânica foi, durante muitos anos, sinônimo de informação “top” de linha. Quem a tinha era considerado diferenciado dos demais, por possuir uma riqueza às suas mãos. Em 14 de março de 2012, foi anunciado o fim da edição impressão da enciclopédia, após 244 anos desde seu primeiro exemplar, publicado na Escócia, em 1768.
Hoje, para quem se disponha a obter informação de qualquer natureza, o primeiro nome que  vem à mente é “Google”. O site de busca virou a porta de entrada para milhões de pessoas que, diariamente, o utilizam em busca de alguma coisa. Mesmo com muita restrição ainda, sob o aspecto financeiro, a internet abriu uma infinidade de possibilidades “gratuitas”.
Em se tratando de Educação, temos endereços de excelente qualidade, a exemplo do site www.veduca.com.br , que mantém aulas, em vídeos, das melhores universidades do mundo, tais como Berkeley, Columbia, Harvard, Michigan, MIT, Princeton, Stanford, USP, Unicamp. A maioria dos vídeos das universidades internacionais ainda não têm tradução do conteúdo, mas já há mais de mil aulas traduzidas.
Outro site de referência, quando o assunto é palestras, é o www.ted.com, que mantém milhares de vídeos, muitos dos quais com tradução para diversos idiomas, entre eles o português. Os vídeos têm duração máxima de cerca de 18 minutos e abrangem temas vinculados a tecnologia, ciência, entretenimento, negócios, entre outros.
A Fundação Getúlio Vargas, visando preparar alunos do Ensino Médio, também mantém um canal de aulas gratuitas, através do http://ensinomediodigital.fgv.br . Faz-se um cadastro gratuito e começa a navegar.
Enquanto não temos um sistema educacional perfeito ou que atenda de forma desejável em nosso país, podemos, de forma autônoma, enriquecer-nos através de alternativas que estão disponíveis.

(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há 30 anos e professor universitário, da área de Exatas, na Estácio de Sá/FAL e Faculdade de Administração e Negócios/FAN (conveniada da FGV em Alagoas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário